quinta-feira, 27 de outubro de 2011


A maiorias dos “entendidos” e até mesmo grande parte dos técnicos já usou a borrachinha para resolver problemas com a memória RAM. Certamente você também já deve ter ouvido falar de alguém que passou a borracha na memória e o PC voltou a funcionar, não é? Pois bem, muita gente faz isso sem saber o porquê. Aprenda a usar a borracha da melhor maneira possível e entenda o que ela realmente faz com a sua memória.

Assim como todo metal-oxidável os contatos dourados da memória RAM com o tempo iniciam um processo de oxidação, a famosa ferrugem. No início, quando a ferrugem é mais superficial e menos densa, a borracha, através do atrito, remove os resíduos de ferrugem que impedem que a memória seja lida pelo slot da placa-mãe.

Outra situação comum é o acúmulo de sujeira nos contatos. O funcionamento da borracha nesse caso é o mesmo do caso da ferrugem: Você passa a borracha e retirar o acúmulo de poeira.

Muitas pessoas me perguntam: Pode ser qualquer borracha? Não, não pode ser qualquer borracha. As borrachas indicadas são aquelas borrachas de Vinil, como as da borracha abaixo. Em hipótese alguma utilize borrachas coloridas, principalmente se alguma vez na vida você molhou elas ou as colocou na boca (acredite, isso é mais comum do que você imagina), pois o corante pode sair da borracha e manchar os contatos.

Tome um certo cuidado pegar a memória RAM pois a energia estática acumulada no seu corpo pode queimá-la. Portanto, segure a memória pelas bordas e passe a borracha suavemente nos contatos dourados. Ao final do processo, retire os restos de borrachas que se acumularam nos contatos com um pincel.



Para dar uma forcinha a vocês, encontrei esse vídeo tecnicamente correto de como limpar uma memória finja que a borracha é branca :D

0 comentários:

Postar um comentário