Não são poucas as pequenas e médias empresas brasileiras que não dão a devida atenção ao backup. Todas elas pensam em comprar bons antivírus, montar bons firewalls e adquirir equipamentos de ponta. Mas do que adianta ter tudo isso se todas as informações da empresa estão numa roleta russa, onde pode-se tê-las num dia mas não no outro? Descubra os principais pontos que devem ser levados em conta ao se pensar em comprar uma solução de backup e faça a melhor escolha para sua empresa
Em geral, quando se pensa em uma solução de backup, dois critérios devem ser levados em consideração.
O primeiro é sobre a importância que os dados a serem salvos tem na sua empresa. Sua empresa precisa dos dados do servidor para funcionar? Se esses dados forem perdidos, o que acontecerá com o seu negócio?
Imagine o caso de um escritório de contabilidade. Neste escritório há um servidor onde ficam hospedados o software e as planilhas utilizadas pelos contadores. Nele estão salvos certificados da Receita Federal, folhas de pagamento, faturamento, recisões contratuais e outras coisas mais. Imagine agora que esta empresa de contabilidade foi vítima de um arrombamento seguido de furto e teve seu servidor e o computador vizinho a ele, onde fica o backup, levados. Essa empresa vai à falência não vai? O prestígio dela perante seus clientes vai cair, não vai? Dados confidenciais de dezenas de empresas vazaram com este roubo. Isto é a importância que os dados têm para a empresa.
Na maioria das corporações a tecnologia da informação, e consequentemente os dados, são peças fundamentais para o negócio. Sem eles a empresa muitas vezes não produz, não gerencia, não lucra.
O segundo fator a ser levado em consideração é se a empresa tiver o backup, quanto tempo ela pode esperar até que ele seja restaurado? Se ela for uma empresa atacadista funcionando a todo vapor em pleno o mês de dezembro, alguns minutos de inoperância do sistema serão o bastante para lhe causar um prejuízo de milhares de reais. E o pior, ela vai garantir a insatisfação de centenas de clientes com a prestação do seu serviço.
Conhecida a importância dos dados para a empresa e a disponibilidade que eles devem ter, devemos nos preocupar com algumas peculiaridades inerentes à solução de backup que usaremos. A maioria das ferramentas existentes hoje não oferece uma administração centralizada das políticas de backup, envolvem uma logística para que os dados estejam à salvo e não conseguem garantir todos os dados que foram perdidos.
Numa realidade onde as empresas têm cada vez mais escritórios remotos, é interessante que haja um gerenciamento centralizado das políticas de backup para toda a empresa, inclusive para os escritórios remotos. Essa necessidade se justifica pelo fato de que os processos a serem seguidos devem obedecer a um padrão e não poderão ser alvo de incertezas, pois qualquer falha nos procedimentos pode sair caro e custar a cabeça de alguém.
A logística envolvida para garantir a segurança de um backup consome tempo e recursos da corporação. Como se sabe, a maioria das empresas utiliza fitas de backup e as guarda em lugares diferentes de onde os dados estão sendo usados. Para que isso funcione, há uma série de procedimentos envolvidos, como o transporte dessas fitas, a integridade delas, seu armazenamento e sua restauração, que deve ser feita por uma equipe qualificada para tal.
Por fim, temos a quantidade de dados que a ferramenta de backup garantirá. Na maioria das vezes o backup é feito a cada fim de expediente, a cada 12h ou a cada 24h. Agora imagine uma empresa que funciona no horário comercial e tem o seu backup feito no fim do expediente. Em um determinado dia seu banco de dados se corrompe às 17h. Como o backup é feito sempre no fim do expediente, os dados mais recentes tido nas fitas de backup será do dia anterior. Consequentemente todo o movimento daquele dia, bem como os processos do departamento financeiro, RH e demais setores terão ido por água abaixo.
Felizmente há uma solução que põe fim a todos esses problemas citados no post, garantindo uma administração centralizada, dispensando a logística e os custos de uma solução tradicional de backup e acima de tudo, garantido uma alta disponibilidade para os dados da sua empresa. É o TSM FastBack, da IBM. Não falaremos sobre ela neste post, mas você poderá encontrar informações detalhadas sobre essa ferramenta clicando aqui
.
0 comentários:
Postar um comentário