segunda-feira, 24 de outubro de 2011

É possível modificar o endereço MAC?

Nos cursos técnicos e na faculdade todos nós aprendemos que o endereço MAC é uma endereço gravado na placa de rede e que não pode ser modificado. Isso é verdade? Até que ponto isto é verdade? No post de hoje veremos que as coisas não são bem assim e que é possível sim modificar o MAC address.

Sempre eu soube que havia a possiblidade de modificar o MAC no sistema operacional, entretanto, nunca fiz o teste de verdade pra ver se funciona. Para o teste, utilizei o Windows 7 e o software sniffer Wireshark.

Para ter acesso ao local onde é possível fazer a modificação do endereço físico, fui até o Gerenciador de Dispositivos do Windows e em seguida fui nas propriedades da minha placa de rede. Nas propriedades fui até a aba Avançado e na opção Locally Administered MAC Address, onde pude definir o MAC AA:BB:CC:DD:EE:FF.



Para efeitos de comparação, tirei um print de uma análise de pacote feita no Wireshark tanto do meu MAC original (primeira imagem), quanto do meu MAC modificado. O MAC do meu PC aparece ali onde está escrito “Source”:





ara fazer a modificação no Ubuntu, basta ir no arquivo /etc/interfaces/networking e na seção da sua placa de rede inserir o parâmetro hw ether 00:11:22:33:44:55.

Vale salientar que essa modificação é feita a nível de software, não de hardware
.Portanto essa modificação não é permanente.

Talvez você se pergunte por qual motivo eu poderia querer mudar meu MAC. A resposta pode ser dada se observarmos como funcionam muitos provedores de internet à rádio e mesmo como funcionam alguns proxies mundo à fora. Numa empresa, por exemplo, você pode clonar o MAC do PC do diretor e ter acesso irrestrito.

Se eu tiver dois MACs iguais na mesma rede, meu computador funcionará? Nem o seu nem o computador que teve o MAC clonado conseguirão se comunicar na rede.

É isso galera. A partir de agora, quando lhe disserem que é impossível modificar o MAC da placa de rede, digam que leram esse post do Web Mania Oficial, beleza?

Até a próxima!

0 comentários:

Postar um comentário