quinta-feira, 27 de outubro de 2011

Dicas para uma formatação bem sucedida


Quem nunca formatou um computador que atire o primeiro mouse! Certo, certo, vai aparecer um engraçadinho dizendo que nunca formatou um computador, mas tudo bem. O que temos para vocês são algumas dicas que farão a diferença na hora de formatar seu computador. Não deixe de ler, ok?

Antes da formatação

O maldito backup


Vai formatar um computador? Pelo amor de Deus não esqueça do backup. Não salve apenas os Meus Documentos, mas tenha o cuidado de salvar também e-mails, configurações e catálogo de endereços do Outlook, drivers, sites favoritos do navegador, emoticons e porque não as senhas armazenadas no browser. Acredite, muitas pessoas acabam se acostumando com as senhas salvas nos navegadores e terminam por
esquecê-las. Portanto, salve-as também.

Antecipe os downloads
Quer os drivers atualizados? Vai precisar de novas versões dos programas? Antes de dar início à formatação, comece a fazer os downloads para acelerar o processo. Não preciso dizer que os downloads devem ser feitos em outra máquina né?

A versão do Windows
Não sejamos hipócritas, comercialmente o Windows é o sistema operacional dominante nas salas de suporte técnico, então falaremos sobre ele. Se a formatação será feita para outra pessoa, todo cuidado é pouco. Pergunte a ela qual versão do Windows ela quer. Sugira o Windows 7, mas não a obrigue a usá-lo, senão você terá que fazer como eu que tive que formatar um PC duas vezes porque quis que meu cliente de 78 anos saísse do XP para o 7. Eu já errei e estou te falando, não repita o erro.

Retire o cabo de rede
Se seu computador estiver conectado a uma rede de computadores loca, retire o cabo de rede antes de iniciar a formatação. Se você não fizer isto pode ter seu computador novamente infectado. Acredite, isso é mais comum do que se imagina.

Durante a formatação


Crie mais de uma partição
Talvez você não saiba, mas as chances da partição onde está instalado o sistema, ou seja, onde está a pasta WINDOWS e Arquivos de Programas, dar pau é centenas de vezes maior do que nas partições que contém somente arquivos. Além do mais, na próxima vez que você for formatar seu computador não precisará fazer backup, pois os dados estarão previamente backupeados na outra partição. Portanto, crie pelo menos uma segunda partição e direcione a pasta Meus Documentos pra ela.

Não faça a formatação rápida se não estiver com pressa
A formatação rápida do disco apenas faz limpeza rápida e superficial do HD. Já a formatação completa faz, além da limpeza de bits, checagens e correção de erros no HD (chkdsk /r) que futuramente pode lhe poupar de algumas dores de cabeça. Portanto, formatação rápida só em casos que exijam uma formatação, de fato, rápida.

Depois da formatação

Instale o antivírus e verifique o backup
Você fez o backup direitinho? Fez? Ótimo! Antes de colocar os arquivos que foram salvos de volta no HD tome o cuidado de escaneá-los antes com um antivírus previamente instalado. Se a formatação tiver sido motivada por vírus, o procedimento deve ser obrigatório e atenção redobrada. Você não vai querer ver seu sistema sendo infectado novamente logo na primeira utilização, vai?

Desfragmente o HD
Se você leu nosso post explicando como ocorre a fragmentação do disco
deve saber a importância de desfragmentá-lo após uma modificação brusca no sistema de arquivos. Quer modificação mais brusca do que a cópia de milhares de arquivos e a instalação de dezenas de programas em poucos minutos?

Tá viciado nas instalação automática de drivers do Windows 7? Esqueça disto!

Faça questão de instalar os drivers de vídeo e os do chipset recomendados pelo fabricante, pelo menos. Os drivers nativos e muitas vezes genéricos do Windows 7 acabam por limitar a capacidade que seu computador tem de processar jogos, por exemplo. Levante esse traseiro, vá até o site do fabricante e instale os drivers mais atualizados que existirem por lá.

Acho que é isso galera. E você, tem mais alguma dica? Comente!

0 comentários:

Postar um comentário