terça-feira, 28 de fevereiro de 2012

Especial – Tudo sobre o Caso MegaUpload

 megaupload

O dia 19 de Janeiro de 2012 vai ficar na história, como o dia em que um dos sites de upload mais populares, o MegaUpload, foi fechado numa operação sem precedentes coordenada pelo FBI, onde foram detidos quatro administrador, incluindo o seu fundador Jim Schmitz.  O FBI alega a existência de crimes de violação de direitos de autor e extorsão, como é possível ver na acusação completa do caso Mega Conspiração que foi disponibilizada online. 

 

 

kim-dotcom_mini

Como este é um caso muito complexo até poderíamos escrever milhares de páginas sobre isso, mas decidimos apenas colocar os pontos mais importantes sobre o caso MegaUpload (também conhecido como Mega Conspiração), segundo o Departamento de Justição dos EUA:

  • O MegaUpload estava alojado principalmente no estado Virgínia (EUA) por um web hosting identificado por Carpathia Hosting. A Carpathia tinha alugado mais de 1000 servidor com um total de 25 petabytes de espaço em disco para o MegaUpload.
  • O MegaUpload tinha o seu segundo (grande) data center na Holanda, onde o web host Leaseweb alugou e alojou perto de 700 servidores para a empresa.
  • Os utilizadores do MegaUpload pagaram mais de $110 milhões à empresa através do PayPal.
  • O Mega Império empregava mais de 30 pessoas em 9 países diferentes.
  • A alegada conspiração era simples: o MegaUpload.com e os seus sites afiliados usavam um sistema de “Uploader Rewards” (prémios para quem fizesse upload), que pagava dinheiro aos subscritores premium que fizessem upload de material com direitos de autor, como por exemplo, filmes, séries de tv, músicas, livros PDF, fotos, jogos e outro tipo de software.
  • O FBI e as autoridades locais apreenderam $175 milhões, incluindo perto de 60 contas bancárias, assim como várias contas do PayPal.
  • As autoridades também apreenderam uma mansão, cerca de 30 carros e motas, incluindo vários carros Mercedes-Benz com matrículas um bastante inovadoras, como por exemplo “STONED” (significa pedrado ou bêbado, em português), “GUILTY” (significa culpado, em português), “POLICE” (significa polícia, em português), “MAFIA“, “HACKER“. Além dos vários Mercedes-Benz também tinham outros com carros de luxo, como um Maserati de 2010, um Rolls Royce de 2008 e um Cadillac rosa, como pode ser visto nas imagens abaixo e na lista de material apreendido.
  • O fundador do MegaUpload, Kim Schmitz, alegou que detém 68 por cento do MegaUpload assim como do site de alojamento de imagens Megapix.com e do site de afiliados Megaclick.com. Ele é dono de 100 por cento dos sites Megavideo.com, Megaporn.com e Megapay.com. Só em 2010 ele ganhou $42 milhões.
  • Mathias Ortmann, um colaborador de longo tempo de Schmitz que foi detido também nesta quinta-feira, é dono de 25 por cento do Mega Império. Ele co-fundou o MegaUpload e tem sido o CTO da empresa. Ortmann ganhou $5 milhões em 2010.
  • A equipa do MegaUpload começou o site Megavideo.com de uma maneira no mínimo estranha, copiavam os vídeos do YouTube, e segundo as citações presentes no documento de acusação é possível encontrar as seguintes citações: “Nós temos um servidor disponível para continuar a fazer download dos vídeos do Youtube? … Kim disse novamente que isto tem uma prioridade real.” Outro e-mail mencionava: “Kim quer mesmo copiar o YouTube um por um.”
  • Outros emails mostram como os administradores discutiam os prêmios em dinheiro dos uploaders que tinham fornecido DVDs específicos e outro tipo de material com direitos de autor.
  • Mais e-mails mostram como alguns dos administradores vasculharam os seus próprios sites para fazer download de cópias de The Sopranos e vários álbuns de música.
  • A acusação inclui ainda logs de conversas feitas em sites de chat entre os administradores da empresa, que inclui frase como: “nós temos um negócio engraçado… piratas dos dias modernos :)”.

0 comentários:

Postar um comentário