Será que no futuro nossos carros irão voar como no desenho dos Jetsons? Bem, se considerássemos os desenho clássico dos estúdios Hanna Barbera, nossos carros já teriam ganhado os céus há muito tempo, desde 2008, ano que Os Jetsons é ambientado. Mas tudo bem, pois apesar de ainda não temos “carros voadores populares”, já temos a possibilidade de dirigir um carro usando apenas o nosso cérebro!
O Professor Raul Rojas da Universidade Freie de Berlin e sua equipe de pesquisadores desenvolveram um sistema chamado BrainDriver, que usa um sensor da Emotiv
, criado originalmente para jogos. Usando a eletroencefalografia (EEG), o sensor faz uma leitura das ondas cerebrais do motorista e cria uma interface entre o homem e o carro.
Os estudos prometem trazer um grande impacto na ciência, já que o sistema possibilita que pessoas com paralisia tenham total controle de itens à sua volta. Um tipo de capacete, equipado com sensores eletroencefalográficos, tem a função de captar as ondas cerebrais do condutor, enquanto um programa, desenvolvido especialmente para o projeto, capta os resultados, transformando-os em comandos para o carro.
0 comentários:
Postar um comentário