segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Melhores práticas no Windows Server 2008 com o Best Practices Analyzer

Todos nós que trabalhamos com o TI temos a obrigação de fazer sempre a melhor configuração possível. Entretanto, nem todos estão preparados ou simplesmente não sabem que existem alguns recursos que se bem configurados podem aumentar a eficiência, a segurança e a disponibilidade do serviço configurado. Para ajudar estas pessoas – e aos que por ventura tenham deixado algum detalhe passar em branco – existe o Best Practices Analyzer e é sobre ele que vamos falar no post de hoje.

O Best Practices Analyzer (BPA para os íntimos) é uma ferramenta desenvolvida pela Microsoft que analisa a configuração de mais de 12 serviços que rodam no Windows Server 2008 R2. Dentre os serviços que podem ser analisados pela ferramenta está o AD Domain Services, Application Server, DNS, File Server, Hyper-V, IIS e RDS.

Para acessar a ferramenta, o administrador deve ir no “Gerenciador do Servidor” (Server Manager), clicar em Funções (Roles) e clicar no serviço que você deseja analisar. Ao clicar na Função a ser analisada, você descerá a barra de rolagem do seu lado direito até encontrar o contêiner “Analisador de Melhores Práticas” (Best Practices Analyzer). Veja na imagem abaixo a imagem do analisador de melhores práticas da role DHCP Server:



Note que eu destaquei 4 abas na figura acima e que para listar conteúdo em todas as abas é necessário clicar no link “Examinar esta Função” do lado direito após as abas. A aba “Incompatível” (vermelha) representa todos os critérios que não foram atendidos de acordo com as melhores práticas. Dando dois cliques no erro ou no aviso você terá um detalhamento do problema que está ocorrendo além de uma possível solução ou de lugares onde você pode encontrar a solução e entrar em conformidade com as melhores práticas. Na imagem abaixo você vê a descrição do primeiro erro indicado na tela acima:



É importante lembrar que nem todos os erros devem ser levados à sério. Por exemplo, o erro acima é indiferente para o meu ambiente pois não necessitamentos de endereçamento IPv6. Na aba “Excluído” (amarela) estão todos os erros que por ventura queiramos ignorar, como o erro do IPv6 acima. Para enviar o erro pra aba Excluído basta clicar com o botão direito sobre ele e escolher a opção “Excluir Resultado”.

Por fim, temos a aba “Compatível” (verde) onde estão todos os requisitos de boas práticas que atendemos. Na tela abaixo você vê o exemplo das melhores práticas de DHCP Server que foram atendidas:

0 comentários:

Postar um comentário