Você, com certeza, tem um pen drive ou pelo menos sabe de alguém que tenha um, não é mesmo? Aquele pequeno dispositivo capaz de carregar tantas informações (eu mesmo tenho um de 4GB e outro de 16GB).
Ao invés de ficar carregando aquele monte de CDs e DVDs, muito mais prático e seguro levar tudo no bolso. Espera: seguro? Bem… Depende! Por quê? Irei explicar.
Portátil, fácil e rápido isso realmente é. Mas e quando trata-se de segurança, não estou querendo dizer apenas sobre você manter o pen drive criptografado (protegido com senha) ou guardá-lo sempre em um local protegido. Estou falando de como você manuseia este dispositivo após o seu uso, ou seja, quando vai removê-lo de seu computador.
Muitos admitem: “eu puxo de uma vez e pronto”. Outros disfarçam: “bem… eu tipo, fecho os programinhas e retiro ele do micro e guardo no bolso, sabe”. De acordo com a lógica do próprio sistema operacional quanto às configurações padrão de dispositivos removíveis são aplicadas as seguintes diretivas:
Remoção rápida (padrão)
Desabilita a gravação em cache no dispositivo e no Windows, mas é possível desconectar o dispositivo com segurança sem usar o ícone de notificação Remover Hardware com Segurança.
Isso é verdade? Depende. É verdade, porque o Windows NÃO salva em cache as informações no disco. Mas e para manter este dispositivo em funcionamento não são apenas fontes de dados que o conectam, mas sim sua Fonte de Energia.
Por mais que o recurso de remoção rápida do Windows permita que você interrompa a transmissão de dados a qualquer momento, ele jamais saberá a hora exata que você “puxará” o seu dispositivo para cortar sua energia.
Se você é usuário do Windows XP e está acostumado a clicar com o botão esquerdo do mouse em Remoção Rápida e selecionar Remover dispositivo com segurança, você está fazendo certo. Este procedimento interrompe todos os elos de ligação entre o micro e o dispositivo.
Você sabia que no Windows 7 isto mudou? É, a Microsoft preparou muitas surpresas para nós. O ícone ainda continua ao lado do relógio quando se conecta o pen drive. Agora a função de Remover com Segurança passou a chamar-se Ejetar.
Bem, mas só isso de novo? Não. Este Ejetar que fica ao lado do relógio simplesmente corta os dados do dispositivo mas não sua energia. Mas e como cortar de uma vez a energia e poder remover o pen drive sem correr o risco de perdê-lo? É mais simples do que você imagina. Irei mostrar logo abaixo.
Primeiro abra a pasta Computador (Menu Iniciar / Computador) ou tecle Windows Key + E. Localize seu Pen drive na lista Dispositivos com Armazenamento Removível.
Agora, clique com o botão direito do mouse sobre o dispositivo e selecione a opção Ejetar.
Aparecerá a mensagem “o hardware pode ser removido com segurança”. Isto é tudo. Agora basta retirar o Pen Drive do computador.
Como isso? Em computadores com padrão de energia ATX existe um recurso chamado ACPI (Advanced Configuration and Power Interface) que manipula a conexão enérgica dos dispositivos conectados ao computador. Seguindo a dica acima, o Windows mandará este comando para a BIOS (Basic Input-Output System) que imediatamente cortará a energia do dispositivo.
Parece algo desnecessário, mas eu garanto: se você se lembrar desta dica todas as vezes que utilizar um pen drive no Windows 7 pode ter certeza de que ele irá durar muito mas tempo. Vale a pena!
0 comentários:
Postar um comentário